

02 de agosto é o 214.º (Ducentésimo décimo quarto) dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 151 dias para acabar o ano de 2022.
02 de agosto Dia Internacional em Memória aos Ciganos vítimas do Holocausto.
O Dia Europeu em Memória dos Ciganos Vítimas do Holocausto assinala-se todos os anos a 2 de agosto e presta homenagem aos 500 000 ciganos vítimas do Holocausto. Este dia é, também, uma oportunidade para renovar esforços em prol da igualdade, da inclusão e da participação do povo cigano na sociedade. Trata-se de um dever europeu combater a discriminação dedicada aos ciganos e lembrar a perseguição que no passado sofreram.
Procura-se construir uma Europa livre de ódio, de violência e de discriminação baseada na etnia, que assegure o respeito por todos os direitos fundamentais, assim como pela integração das comunidades ciganas.
Este dia foi declarado pelo Parlamento Europeu em 2015.
-
Diante do Dia em Memória ao Holocausto Cigano, um relator especial da ONU denunciou os ataques que os povos Roma e Sinti, conhecidos como ciganos, vêm sofrendo nas redes sociais.
-
O apelo contou com o apoio do ACNUDH e reforçou que é papel dos estados lidar com a exclusão e a discriminação enfrentadas pelas pessoas ciganas hoje.
-
A tragédia que marca a data ocorreu durante a Segunda Guerra Mundial, em 1944, quando 3 mil pessoas de um local conhecido como “campo da família cigana” em Auschwitz-Birkenau, foram assassinadas nas câmaras de gás pelos alemães nazistas.
-
Embora haja incerteza sobre os números exatos, entre 25% e 50% dos 1 a 1,5 milhão de ciganos da Europa foram provavelmente exterminados.