1 ou 1.º de outubro é o 274.º (ducentésimo septuagésimo quarto) dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 91dias para acabar o ano de 2021.
O Dia do Vendedor é comemorado anualmente em 1º de outubro no Brasil.
A data homenageia os profissionais que trabalham realizando a venda de produtos e/ou conceitos e ideias para o consumidor, cujas atividades são regulamentadas pela Lei nº 3.207, de 18 de julho de 1957, sancionada pelo presidente Juscelino Kubitschek.
Os vendedores são fundamentais para o bom funcionamento do comércio. A profissão de vendedor é considerada uma das mais antigas do mundo. No Brasil, também existiram os vendedores que iam pelo interior, de cidade em cidade, os “caixeiros-viajantes”. Porém, ao longo dos anos, esta prática diminuiu ao mesmo ritmo que se desenvolveu a industrialização.
O primeiro dia do mês de outubro também comemora o dia do representante comercial. Os vendedores ainda celebram a profissão em outros dias dedicados especificadamente às várias áreas em que podem atuar.
Origem do Dia do Vendedor
O Dia do Vendedor surgiu a partir do 1º Congresso Pan-americano de Viajantes, Agentes e Representantes do Comércio, que aconteceu entre os dias 25 de setembro e 2 de outubro de 1937, na Argentina, e participaram representantes do Brasil, Uruguai, Chile e México.
No evento, além de discutir os problemas relacionados à atividade, meios de aperfeiçoamento e regulamentação da profissão, decidiu-se que o dia 1º de outubro seria destinado a comemorar o Dia do Vendedor (a nível pan-americano).
Dia Internacional da Música é comemorado anualmente em 1º de outubro.
Esta data tem o objetivo de homenagear uma das formas de arte mais apreciadas pelas pessoas: a música. A ideia para criar o Dia Mundial da Música surgiu a partir de uma iniciativa da UNESCO, em 1975, através da International Music Council – uma organização não-governamental, fundada em 1949, e que tem o objetivo de promover a paz e a amizade entre os povos com o auxílio da música.
A música exerce uma profunda influência nos seres humanos, sendo capaz de emocionar, alegrar, surpreender, aterrorizar e etc. Consegue despertar todos os sentimentos, até os mais profundos. Ela sempre esteve presente na história da humanidade, desde as tribos mais primitivas de seres humanos, seja como uma produção de cunho cultural e religiosa ou voltada exclusivamente para o entretenimento.
Trata-se de uma das mais antigas manifestações artística da humanidade, pois todos já nascemos com as pulsação do coração, que é considerada a primeira música que escutamos e produzimos.