01 ou 1.º de novembro é o 305.º (tricentésimo quinto) dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 60 dia para acabar o ano de 2021.
O Dia de Todos os Santos é celebrado anualmente em 1º de novembro e não é feriado no Brasil.
Opa! Se você fez alguma promessa para pagar no Dia de São Nunca, então é bom lembrar que o dia é hoje, já que é dia de todos os santos.
Esta data é dedicada à celebração e homenagem de todos os santos e mártires das igrejas cristãs, garantindo que aqueles que não têm uma data própria de festejo não sejam esquecidos. Ao longo do ano, todos os dias há a comemoração de um santo. Por exemplo, 4 de outubro é o Dia de Francisco de Assis, 28 de outubro é o Dia de São Judas Tadeu, mas há muitos santos que não são conhecidos.
Assim, o dia 1 de novembro serve para homenagear esses santos. Santos são pessoas que praticaram o bem, que dedicaram a sua vida pelos outros e, por isso, a Igreja acredita que estejam junto de Deus. A celebração é reconhecida por várias denominações cristãs, como católicos romanos, ortodoxos, anglicanos e luteranos. O Dia de Todos os Santos é celebrado nesta data em todo o ocidente, enquanto nas igrejas do oriente, a comemoração acontece no primeiro domingo após o Pentecostes
Origem do Dia de Todos os Santos
A ideia de homenagear todos os santos teria começado por volta do século IV, na Antioquia, quando se recordavam os santos mártires no primeiro domingo após Pentecostes. Nos primeiros anos da Igreja Católica, estima-se que mais de seis mil santos e beatos foram mortos pelos romanos.
Mais tarde, no ano 835 D.C (Depois de Cristo), o papa Gregório IV decidiu dedicar o dia 1º de novembro a todos aqueles que tiveram uma vida santa, mas não foram lembrados ao longo do ano, ou mesmo não foram reconhecidos como santos oficialmente pela Igreja.
De acordo com as tradições da Igreja Católica, após a celebração da Festa de Todos os Santos (Festum Omnium Sanctorum, em latim) em 1º de novembro, celebra-se o Dia de Finados, em 2 de novembro.
Como o Dia de Todos os Santos é celebrado?
O Dia de Todos os Santos não é feriado no Brasil, mas sim no dia seguinte, dia 2 de novembro, que é o Dia de Finados. Em Portugal, o Dia de Todos os Santos é feriado, por isso, é nesse dia que as pessoas aproveitam para visitar as campas dos familiares nos cemitérios.
O Dia de Todos os Santos é muito comemorado pelas crianças portuguesas, que celebram a data como o Dia do Pão por Deus. É costume preparar um saquinho especial para esse dia (com decoração alusiva à data). As crianças costumam ir de casa em casa, onde recebem pão, frutas, frutos secos ou doces.
O Dia Mundial do Veganismo ou Dia Mundial Vegano (World Vegan Day, em inglês) é comemorado em 1º de novembro.
A data celebra em todo o planeta a consciência vegana, ou seja, um ato de protesto contra o consumo de produtos de origem animal. O veganismo não aconselha a ingestão de alimentos de origem animal e derivados, como leite e ovos, por exemplo. Os veganos são ainda mais extremos que os vegetarianos. Aliás, você sabe a diferença entre veganos e vegetarianos?
Os vegetarianos não consomem alimentos de origem animal (carnes, peixes, frangos e etc.). Os veganos, por sua vez, além de não consumir, também não utilizam absolutamente nada que tenha relação com os animais, e isso inclui roupas, cosméticos e até mesmo medicamentos.
Em suma, ser vegano não se resume apenas à questão alimentar, mas também a todo um modo de vida sem contato com produtos derivados a partir dos animais.
Origem do Dia Mundial do Veganismo
A data surgiu em 1994, por intermédio de Louise Wallis, presidente da Vegan Society, em comemoração aos 50 anos da fundação da Sociedade Vegana do Reino Unido, fundada em 1944. Por norma, uma pessoa para se tornar vegano passa primeiro pelo vegetarianismo, um estilo menos extremo de “protesto contra o consumo de carne”.