1 ou 1.º de fevereiro é o 32.º (trigésimo segundo) dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 333 dias para acabar o ano de 2022.
Ano-Novo Chinês a era do Tigre.
Em 2022 o início do ano novo chinês ocorre em 1 de fevereiro, pelo calendário lunar, quando começa o Ano do Tigre sob influência do elemento Água, que corresponde ao ano 4720 do calendário chinês e cujo término acontecerá em 21 de janeiro de 2023.
A celebração de um novo ano é realizada no Festival de Primavera, que ocorre entre 31 de janeiro e 6 de fevereiro de 2022.
2022: Ano do Tigre. O tigre é o terceiro animal do zodíaco chinês. Os 12 signos do horóscopo chinês são utilizados para representar os anos. Como o ciclo se repete a cada 12 anos, 2021 encerrou um ciclo representado pelo boi, e em 2022 um novo ciclo se inicia, com o tigre.
Em 2022, o ano será do signo de tigre, que representa força e coragem. Desta maneira, segundo a astrologia chinesa, espera-se a chegada de um ano de dinamismo, propício para novos projetos e grandes acontecimentos. Os últimos anos do tigre ocorreram em: 1902, 1914, 1926, 1938, 1950, 1962, 1974, 1986, 1998 e 2010.
O ano na China.Diferentemente do calendário ocidental, que é organizado pelo movimento de translação da Terra e, por isso, o ano possui 365 dias, o calendário chinês é lunissolar, ou seja, é organizado de acordo com as fases da Lua e a posição do Sol.
Por esse motivo, não há uma data fixa para o início do ano chinês; o seu início acontece entre 21 de janeiro e 20 de fevereiro, em decorrência do surgimento da primeira lua nova. Para fins civis, os chineses utilizam o calendário gregoriano, utilizado na maior parte do mundo, e o calendário chinês marca as festividades e datas importantes.
Animais no ano novo Chinês
Segundo a tradição chinesa, Buda convocou os animais para uma reunião, porém apenas 12 atenderam ao seu pedido. Como forma de honrá-los, esses animais foram transformados em símbolos da astrologia chinesa e cada ser passou a representar um ano.
A posição dos 12 animais teria sido definida de acordo com a ordem do encontro com Buda. São eles: rato, boi, tigre, coelho, dragão, cobra, cavalo, cabra, macaco, galo, cachorro e porco.
Pela crença, os animais também recebem a influência dos 5 elementos fundamentais do Universo: metal, madeira, água, fogo e terra. Por isso, o calendário chinês possui 5 ciclos de 12 anos cada.
Dia do Publicitário
O Dia do Publicitário é comemorado anualmente em 1º de fevereiro. A data homenageia os profissionais de comunicação social que são responsáveis em pensar, criar e desenvolver campanhas publicitárias destinadas a promover ideias, lugares, empresas, organizações, produtos, pessoas e etc.
Os publicitários trabalham tendo como principal característica a criatividade, por causa disso são considerados profissionais “despojados”, “jovens” e sem horários fixos. A construção de um bom ambiente de trabalho é essencial para o desenvolvimento da inspiração necessário para o publicitário criar suas peças e projetos.
Origem do Dia do Publicitário
O Dia do Publicitário no Brasil é comemorado no dia 01 de fevereiro em referência ao Decreto nº 57.690, de 1º de fevereiro de 1966, que por sua vez aprova o regulamento para a execução da Lei nº 4.680, de 18 de junho de 1965, que dispõe sobre o exercício da profissão de publicitário e de agenciador de propaganda no país.
Para fiscalizar e controlar os direitos e deveres dos profissionais que trabalham com a publicidade, foi criado o CONAR – Conselho Nacional de Auto-regulamentação Publicitária.
A principal função do CONAR é garantir a ausência de publicidades enganosas e que sejam de caráter abusivo ou constrangedor para a população, além de garantir a liberdade de expressão comercial.